Amélia Sofia Martins Gonçalves - Clarinete

Amelia Goncalves.jpg

Nasceu a 5 de Março de 1986 em Vila Nova de Famalicão. Iniciou os seus estudos musicais na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE em 1998 na classe de clarinete do professor Francisco Ribeiro.

Em 2004 ingressou no curso de Música do Instituto Piaget-Viseu na classe do professor Victor Pereira, onde terminaria a Licenciatura em 2008. Em 2009 foi admitida no Mestrado em Pedagogia do Instrumento do mesmo Instituto sob orientação do professor Ricardo Alves e posteriormente pelo professor Sérgio Neves no Mestrado em Ensino de Música variante Clarinete concluindo o mesmo em 2013.

Participou em vários estágios de Orquestra Sinfónica e de Sopros, entre os quais Orquestra de Sopros dos Templários, Orquetra Minho-Galaica, Orquestra APROARTE, tendo a oportunidade de trabalhar com os maestros Roberto Pérez, Ricardo Tacuchian, Ernst Schelle, André Granjo, Lourenço Silva Cruz, António Soares, Vicente Soler Solano, José Manuel Brito, Emílio De César, António Saiote, Paulo Martins, Manuel Silva, Fernando Marinho, Luís Cardoso, Paulo Silva, Cláudio Ferreira e Christpher Bochmann.

Frequentou Masterclasses em clarinete com António Saiote, Francisco Ribeiro, Nuno Pinto, Victor Pereira, José Ricardo Freitas, Helder Tavares, António Rosa, Ricardo Alves e Virgínia Figueiredo. Em Música de Câmara trabalhou com os professores Paulo Martins. Joaquina Mota, Fiammetta Facchini, Nelson Alves, André Granjo, Huges Kestman e José Pedro Figueiredo.

Em 2008, com Música de Câmara, foi selecionada para a participação no Festival FIMO (Belfort-França).

De 2008 a 2016, fez parte da organização e criação de vários eventos musicais direccionados para crianças e jovens nomeadamente Estágios de Orquestra, Concertos, Masterclasses e Workshops desenvolvidos nos concelhos de Aguiar da Beira, Trancoso, Meda e Moimenta da Beira.

É professora de clarinete na Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral em Belmonte desde 2009, fazendo parte da Direção Pedagógica colegial desde 2016.