BREVE HISTORIAL DO CENTRO DE CULTURA PEDRO ÁLVARES CABRAL

Por vontade de um grupo de belmontenses, é fundado em 1980, o Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral, na perspetiva da criação de um Museu e de uma Biblioteca dedicada à vida e obra do seu mais ilustre e histórico conterrâneo.

Por vicissitudes várias, não reuniu este projeto os apoios e as vontades necessárias e desejadas, que levassem à sua concretização, enveredando então por outras ações, no sentido da promoção cultural e social dos seus associados e da população em geral, como definem os seus estatutos.

Desde então, desenvolveu projetos, ainda que pontuais, como a publicação de livros e de boletins informativos de interesse histórico e tem vindo a intervir em áreas como a pintura, a escultura, a cerâmica, a música e a dança, a fotografia ou realizando eventos como colóquios, debates e conferências adequados a temas e momentos ou implementando intercâmbios, convívios e outras iniciativas de permutas de saberes, quer por iniciativa própria, quer por colaboração com organismos e entidades públicas e privadas com quem tem estabelecido parcerias e protocolos.

O Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral é proprietário e administrador da Escola de Música que, evoluindo de um projeto de música coral em 1990, veio a obter em 23 de outubro de 1994, Autorização Provisória de Funcionamento, e em 21 de abril de 1998 a Autorização Definitiva, pelo Ministério da Educação, através da Direção Regional de Educação do Centro, num processo desenvolvido pelo Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral e apoiado pela Câmara Municipal de Belmonte.

Desde então, ano após ano, tem vindo esta escola a consolidar e desenvolver as suas atividades, melhorando estruturas, inovando em projetos, persistindo em manter viva e viável a ideia do ensino artístico da música, em Belmonte.

Em quase 20 anos de atividade, a Escola de Música formou muitos músicos, mas acima de tudo orgulha-se de ajudar a formar indivíduos, apostando na ideia da música como uma componente indispensável da formação e da educação de cada cidadão.

Acreditando, tem desenvolvido vários projetos, procurando dar o seu melhor na arte de ensinar e fazer música, levando a cabo iniciativas, eventos e realizações de sua responsabilidade ou em colaboração com outros, procurando a promoção e desenvolvimento cultural de cada um, individualmente, mas também de todos, enquanto comunidade.

Atualmente tem aprovados 13 cursos oficiais e possui cerca de 160 alunos e 26 docentes, sendo alguns deles ex-alunos desta escola.

Recentemente formaram-se a Orquestra de Sinfónica, e a Orquestra de Sopros bem como vários grupos de música de câmara de cordas e de sopros.

A qualidade das instalações garantidas pela Câmara Municipal de Belmonte, para o funcionamento da Escola de Música, constituíram em Setembro de 2006 um marco importante e decisivo na implantação desta escola e continua hoje a ser um contributo forte para o seu crescimento, pela qualidade de condições de que muito poucas escolas se podem orgulhar.

Do seu historial já fazem parte alunos, encarregados de educação, sócios, diretores administrativos e pedagógicos, professores, funcionários, instituições e até a população em geral. Pela participação, pelo esforço, pelo empenho, pelo contributo, pela vontade.