José Fernando Soares de Almeida – Trompete


Jose Almeida.jpeg

José Almeida licenciou-se em trompete na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART) na classe do professor António Quítalo, onde mais tarde também terminou o Mestrado em Performance e o Mestrado em Ensino de Música especialização Trompete e Classe de Conjunto.

Participou em diversos masterclasses com John Miller, Pierre Dutot, John Aigi, Spanish Brass, Giuliano Sommerhalder, Per Ivarsson, Nenad Markovic, Fruzsi Hara, Hakan Hardenberger, Gabor Tarkovi, Jeroen Berwaerts, Hans Gansch, Reinhold Friedrich, entre outros. Toca, enquanto músico convidado, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa do Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa); Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música (Porto); Orchestrutopica (Lisboa); Divino Suspiro (Lisboa); Lisbon Film Orchestra; Orquestra Clássica do Sul – Algarve; Orquestra Clássica do Centro (Coimbra); entre outras.

É desde 2006 membro da Orquestra de Câmara Portuguesa (CCB) e desde 2017 membro da Orquestra Filarmónica Portuguesa. Foi membro da European Union Youth Orchestra (EUYO), da Mediterranean Youth Orchestra (França) e da World Youth Orchestra (Itália).

Desde 2017 é membro da Orchestra Excellence (Lerici - Itália).

Foi recentemente selecionado como primeiro trompete da Neue Philharmonie Munchen (Munique – Alemanha) e da European Union Wind Orchestra. Leciona na ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (enquanto professor assistente); no Conservatório de Música da Guarda, no Conservatório de Música de Viseu e na Escola de Música de Belmonte.

Foi premiado com o Segundo Prémio (Nível Superior - Solista) no concurso “Prémio Jovens Músicos”, edição de 2008.