Patrícia Maria Cavaca Carvalho - Viola de Arco / Violino / Classe de Conjunto

Patricia Carvalho.jpg

Nasceu na Covilhã a 8 de junho de 1982. Aos dez anos iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música da Covilhã dando continuidade a estes na EPABI onde concluiu o curso de instrumento em viola de arco na classe do Prof. António de Oliveira e Silva. Em 2000 ingressa na Escola Superior de Artes Aplicadas na classe do Professor Jorge Alves terminando a licenciatura em 2004. Em 2018 terminou mestrado em Ensino da Música variante viola de arco e classe de conjunto na mesma escola.

Participou em estágios da Orquestra Sinfónica Juvenil sob a direcção de Cristopher Bochman e também em estágios da OPEM (Orquestra Portuguesa das Escolas de Música) sob a direcção do Maestro Leonardo Barros e de Arnold Allum. Participação também na "Orquestra da Aproarte" em Santa Maria da Feira (Europarque), por dois anos, com Ernest Shell, e três anos na Orquestra da Semana Internacional de Música do Luxemburgo (U.G.D.A.), sob a direcção de Richard Hortien. Participou também na orquestra da Póvoa do Varzim.

Participou em masterclasses de viola com professores como Pedro Muñoz, Anabela Chaves, Barbara Friedoff e Gerard Caussé. A nível de classe de Conjunto trabalhou com professores como Luís Sá Pessoa, Luís Vieira, João Ventura, Gabriela Canavilhas, Liliane Bizineche, Arlindo Santos, Pedro Samglibeni e Daniel Rowland.

É professora de viola de arco, violino e classe de conjunto na Academia de Música e Dança do Fundão desde 2003 e na Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Alvares Cabral desde 2008.