Regulamento Interno

Introdução

Ao abrigo do art. 2 dos Estatutos do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral, que criou a Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral, designada ao longo deste regulamento simplesmente por Escola de Música, é elaborado o presente Regulamento Interno, que tem por finalidade definir as competências, direitos e deveres dos vários órgãos de gestão, pessoal docente, alunos, pessoal não docente, pais e encarregados de educação, os quais podem propor alterações a este regulamento, com o fim de tomar mais clara e eficiente a vida na Escola de Música.

A Escola de Música integra a rede do Ensino Particular e Cooperativo do Ensino Especializado da Música, com Alvará n.º 4548, Autonomia Pedagógica concedido pela DGEstE, em 2012/2013, por tempo indeterminado, sendo sua finalidade contribuir para a formação de músicos devidamente qualificados.

Sendo que Ensino Artístico Especializado da Música transcende, sem dúvida, a sala de aula, este Regulamento Interno pretende ser um instrumento que visa a aplicação, com sucesso, do Projeto Educativo da Escola de Música, na sua vertente de integração dos vários saberes no contexto da educação cultural, dos indivíduos abrangidos pela sua ação, e em consonância com as Aprendizagens Essenciais e as áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

A Escola de Música está sediada na vila de Belmonte e tem um Polo na cidade do Sabugal. A vila de Belmonte teve foral em 1199, foi construído nos finais do séc. XII o seu castelo que juntamente com os castelos de Sortelha e Vila de Touro, formaram até à assinatura do Tratado de Alcanices (1297), a linha defensiva do Alto Côa, apoiada na retaguarda pela muralha natural da Serra da Estrela e pelo Vale do Zêzere. Quem visita Belmonte não pode deixar de sentir a forte presença da comunidade judaica. Esta existência remonta já o séc. XIII, responsável pela existência de uma sinagoga de que resta uma inscrição datada de 1296. Em consequência da expulsão dos judeus de Espanha em 1492, pelos Reis Católicos é provável que esta comunidade tenha aumentado, até que em 1496, a comunidade criptojudaica que sobreviveu ao longo dos séculos, mantendo até hoje alguns dos seus rituais e tradições. Em 1989 foi oficialmente criada a comunidade judaica de Belmonte, cuja sinagoga foi inaugurada em 1997, atualmente é uma das poucas comunidades com Rabi.  A bravura e a lealdade da família dos Cabrais, foi sempre lendária e temida, daí esta ser uma vila que se orgulha de ser chamada como “terra de Cabral”. Nome este que também figura na nossa escola em homenagem ao descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral, nascido em Belmonte.